Reuni aqui algumas das que achamos melhores.
Laminado
São placas muito finas (8 mm) revestidas de fórmica que imitam madeira. São colocadas sobre mantas de polietileno, que protegem da umidade e funcionam como isolante acústico.Instalação é fácil e rápida desde que o piso e contrapiso estejas nivelados.
Indicado somente para áreas internas secas, como salas e quartos. Não são muito resistentes, podem apresentar danos quando em contato com água, umidade ou muita exposição ao sol. Se desgastadas, devem ser trocadas porque não há como restaurá-las.
Piso Vinilíco
Opção mais ecologicamente correta, quando fabricados a partir de materiais reciclados.
Rápido e fácil de instalar, desde que a superfície esteja uniforme e limpa. Dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.
Possuem diferentes padronagens que imitam a textura de outros materiais como a madeira.
Não mancham, são antialérgico e com alta durabilidade e resistência, não arranha, não faz barulho ao andar. A limpeza é feita apenas com pano úmido e representa uma alta economia para a obra. O piso não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água, como por exemplo, o banheiro, por comprometer o desempenho da cola.
Porcelanato
O queridinho de muitos, possui alta resistência à abrasão, durabilidade, além de uma grande variedade de tons, texturas e tamanhos. Há efeitos pontilhados, imitando pedras, madeira, jeans e até fibra natural, para dar um ar mais rústico ao cômodo.Com porosidade quase nula, é um dos mais indicados para áreas molhadas por ser impermeável, mas também pode ser usado em outras áreas internas, como sala e quartos, ou até mesmo em áreas externas. Possui basicamente três variações: polido - possui brilho e reflexos, piso de fácil limpeza, porém pode se tornar escorregadio; acetinado ou mate – aparência mais fosca, também de fácil limpeza; rústico – é antiderrapante, mais usado em áreas externas, de limpeza mais difícil.
Possui fácil instalação, requerendo, assim como a maioria dos pisos, a regularização do contrapiso antes da aplicação. A junta fina dificulta o acúmulo de limo e a limpeza pode ser feita com detergente neutro.
As peças maiores, com mais de um metro de comprimento, devem ser manuseadas com muito cuidado, porque o prejuízo é maior se quebrarem. Além disso, essas peças costumam ser mais caras.
Feito de uma massa única, que se desgasta por igual, sem descascar, como pode acontecer com a cerâmica. É indicado para pisos internos e externos das casas, e até mesmo para o revestimento de paredes.
Estamos decidindo qual será a nossa escolha (pode deixar que terá post sobre a escolha!). E quero saber a opinião de vocês, qual escolheriam?
Ainda nem comecei o processo de construção da casa mas já penso nesses detalhes. Eu escolheria entre vinílico e porcelanato. Cada um com seus prós e contras mas acredito que ambos atendam bem as necessidades e cumprem bem seus papeis!
ResponderExcluirbeijo ♥
www.keepcamy.com
Oi Camy, você pensou bem como eu, também fiquei entre vinilico e porcelanato, e acabei optando pelo porcelanato.
ResponderExcluirNão me arrependo, ele tem um brilho maravilhoso!!
E é bom ir pensando em tudo antes sim, assim quando chegar na hora você já esta bem informada e decidida.
Beijos
O porcelanato realça muito a poeira, acho que facilita pra poder ver quando está sujo e principalmente quando limpa realça demais.
ResponderExcluirLuana, acho que depende muito da cor do porcelanato, o meu aqui é creme e só aparecem os meus tantos cabelos que caem.
ResponderExcluirMas ele é muito fácil de limpar, só passar um aspirador e ele já fica brilhando.
Beijos, Fabrise.